quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Entrevista exclusiva a André Silva - Líder do PAN

O deputado do PAN na Assembleia da República *

Texto Rodolfo Amado


              Ajude a Limpar a Praia! Por Favor Recolha o Lixo.



André Silva é formado em Engenharia, mergulhador e atual porta-voz do partido político PAN ::: Pessoas – Animais – Natureza.  Fomos falar com ele para perceber algumas das suas posições a nível ambiental.


 “Sempre fui sensível aos impactos da maior crise que atravessamos: a ecológica.”

Tendo em conta o seu hobby de mergulho, supomos que habitualmente encontre lixo. Costuma recolher?

Não pratico mergulho há alguns anos. Mas, quando praticava, regularmente dedicava algumas idas ao mar com esse intuito.

Uma vez que muito do lixo está no fundo do mar, já pensou em alguma estratégia que passe por envolver os centros de mergulho, criando incentivos que os leve a tornarem-se parte da solução para este problema?

Não temos ainda uma medida concreta mas estamos a pensar numa proposta que incentive os pescadores a trazer para terra as artes de pesca (redes, bóias, etc.) que encontrem ou que deixem de estar em condições de utilização. Podemos estudar estender esses estímulos e benefícios aos centros de mergulho.

 Créditos da fotografia - Algalita  Marine Research and Education 

Antes de se dedicar à política já era um ambientalista?

Sim. Sempre fui sensível aos impactos da maior crise que atravessamos: a ecológica.

O que o levou a ser sensível a este tema?

O reconhecimento do valor intrínseco de cada individuo e do planeta em que vivemos. Precisamos de uma cura de humildade e de reconhecer a enorme dívida que temos para com as outras espécies e com o Planeta.

“Estamos a pensar numa proposta que incentive os pescadores a trazer para terra as artes de pesca (redes, bóias, etc.) que encontrem ou que deixem de estar em condições de utilização.”


Créditos da fotografia – Movimento ALP - Ajude a Limpar a Praia! Por Favor Recolha o Lixo.

Em que momento decidiu mudar de vida e dedicar-se a um partido político com as características do PAN?

Em 2012 após ter tomado consciência dos enormes impactos que o Ser Humano está a ter no Planeta. Tudo começou com a visualização do documentário “A melhor palestra que você irá ouvir na sua vida” de Gary Yourofsky. 

Costuma fazer voluntariado no âmbito da limpeza de praias? (no terreno)

Fiz voluntariado durante muitos anos mas nunca nesta área. No entanto, há várias pessoas no PAN que se dedicam a esta atividade regularmente.

Qual é a posição do PAN relativamente à necessidade de se criarem novas profissões dedicadas à limpeza das praias e sua proteção?

Mais do que investir a jusante, na limpeza das praias, atividade de importância inequívoca, o prioritário, do meu ponto de vista, é todo o trabalho a montante, legislativo e de mudança de consciências e de comportamentos que visem impedir ou reduzir drasticamente a poluição nas praias.   


“Para os outros partidos as questões ambientais estão longe de ser uma prioridade.”


ALP – Movimento Ajude a Limpar a Praia! Por Favor Recolha o Lixo. www.facebook.com/ajudealimparapraia tem uma proposta política denominada “Recomendação para a implementação de uma Estratégia de Ação de Combate ao Lixo Marinho” e que essencialmente reivindica a limpeza das praias o ano inteiro, e não apenas durante a época balnear. A Drª Matilde Batalha, Deputada Municipal do PAN de Mafra já a apresentou junto da respetiva autarquia, mas sem sucesso. A proposta foi chumbada. Acredita que é uma proposta válida e se há forma de vir a ser aprovada, quem sabe até implementada a nível nacional?

Sim, é uma proposta muito válida e só não foi aprovada porque para os outros partidos as questões ambientais estão longe de ser uma prioridade.

No âmbito da proteção ambiental, que propostas vê como mais relevantes para virem a ser aprovadas?

Aumento da exigência na emissão de licença de atividade às indústrias poluidoras, aumento das sanções e da moldura penal para as indústrias que transgridem, políticas que estimulem uma célere transição energética, estímulos à mobilidade elétrica coletiva, alteração dos hábitos alimentares, redução da produção e consumo de plásticos, proibição do uso de microplásticos entre outras. 

Ação conjunta de voluntariado ambiental realizada na Praia de São Julião - Ericeira, em 2017 com o Movimento ALP.

Considera que os valores (sobretudo de consciencialização humana) que o PAN defende, ainda só chegam a um nicho muito específico da sociedade?

Penso, muito francamente, que estas preocupações deixaram de ser de nicho e que somos uma minoria cada vez com mais capacidade para impactar de forma significativa as mentalidades. Há cada vez mais pessoas a pensar como nós. 

O que se pode fazer para mudar mentalidades? Acha que algum dia mudarão?

As mentalidades têm estado, ao longo da história, e estão, em constante mutação. Em relação à urgência que vivemos, a grave crise ecológica, só não existem mais pessoas consciencializadas porque a classe política conservadora e capturada pelos interesses económicos, não facilita a informação, a consciencialização e os avanços necessários nestas áreas.

Qual é aquela que considera ser, a sua praia?

Praia da Galé em Melides.

Um sonho que tenha por realizar?

Dar a volta ao mundo sem data de regresso.

Mensagem final

2019 é um ano em que as pessoas serão chamadas a fazerem opções. Essas escolhas serão determinantes no rumo e nas políticas de proteção ambiental do nosso país e da Europa. Estaremos onde sempre estivemos, é fácil encontrar o PAN, a trabalhar para que Portugal seja um país mais justo e melhor para se viver.


* Crédito da fotografia – PAN – Pessoas – Animais – Natureza.













sábado, 2 de fevereiro de 2019

Limpeza de praia ALP em parceria com A Quinta Mágica.





Esta é mais uma história de esperança e de sucesso nesta luta pela sustentabilidade ambiental, proveniente de um movimento que apesar de contar maioritariamente com voluntários da comunidade local,  tem um propósito indubitavelmente global.

Domingo, dia 27 de Janeiro, entre as 15h e as 16h,  desenvolvemos uma ação de limpeza de praia na Foz do Lizandro - Ericeira, (apanhando assim a maré vazia) tendo sido esta a nossa primeira colaboração com o Centro de Actividades de Tempos Livres, A Quinta Mágica, de Mafra.


O ponto de encontro foi às 14:30, junto à entrada na zona dos bares/restaurantes de praia e, apesar da forte nortada, esta foi uma iniciativa que teve bastante adesão por parte dos pais que não deixaram de comparecer com os seus filhos (as), dando assim um belo exemplo de civismo, responsabilidade social e voluntariado em família.

Foi notória a relação familiar dos presentes com o projeto deste ATL , pois só assim acontece este nível de compromisso.

Os nossos sinceros parabéns!


Felizmente não choveu da parte da tarde, (conforme a previsão meteorológica) e a ação decorreu sem problemas.

Após um pequeno briefing, por forma a articular a estratégia de limpeza de praia, quase 40 pessoas dirigiram-se para a zona das rochas do lado direito da praia, e daí seguimos a "varrer" tudo, entenda-se, a apanhar todo o lixo com o qual nos íamos deparando, até à zona do ponto de encontro inicial.


Após o debriefing, o lixo foi depositado nos respetivos ecopontos, e antes dos intervenientes regressarem a casa, foi-nos dito que o faziam com o sentimento de dever cumprido. 

Juntos somos mais fortes!



Agradecimento especial à Sofia e Nuno Medeiros, responsáveis de A Quinta Mágica - Artes na Quinta Lda, por nos terem lançado este desafio.