Sábado, dia 06 de Abril, realizou-se a limpeza da praia de São Julião - Ericeira, entre as 10h e as 12h com a ONE - Associação de Empregados do BNP Paribas.
Esta ação que contou com a colaboração do Movimento ALP, realizou-se num dia que estava previsto ser de chuva, e que inclusivamente foi emitido o alerta cor de laranja, mas que, apesar de na parte final da manhã ter chovido, acabou por se revelar aceitável para o desempenho de mais uma boa ação ambiental.
Apesar das condições adversas, acabaram por aparecer 5 preciosos recursos desta associação, que com grande determinação, vieram ajudar a limpar esta praia que foi alvo de mais uma intervenção ambiental.
Curiosamente, (ou não) a equipa de trabalho era composta exclusivamente por mulheres, que apesar de serem poucas em número, acabaram por ser enormes na entrega e dedicação exemplar, típica de quem é sensível a este tipo de causas.
Durante o briefing, estas disseram-nos que era a primeira vez que se juntavam para realizarem uma limpeza de praia, apesar de algumas já o terem feito individualmente.
Posteriormente metemos as "mãos à obra", e em grupo fomos recolhendo algum do lixo que se encontrava no areal, mas na verdade, a maior parte dos resíduos estava junto ao caudal final do rio que vai dar à praia. (garrafas de plástico e vidro, entre vários tipos de embalagens e sacos de plástico)
No debriefing a opinião generalizada acerca do objeto mais insólito que foi recolhido, recaiu sobre um tacho de barro, praticamente novo que foi guardado por uma das voluntárias.
Outro dos aspectos a salientar foi termos constatado que não havia muitos volumes de maior dimensão para recolher. Ou seja, infelizmente, muitos deles já estavam em avançado estado de decomposição e transformados em microplásticos, tornando-se assim praticamente impossível a sua recolha.
No final da ação o lixo foi depositado nos respetivos ecopontos e caixotes do lixo.
Durante a manhã da limpeza de praia, fomos a mudança que queremos ver no mundo.
Resultado final: Sorrisos rasgados...
Seria proveniente do sentimento de missão cumprida?
Acreditamos que sim!
Poluição marinha |
As luvas utilizadas já estão lavadas e prontas para a próxima limpeza de praia.
|
Juntos somos mais fortes!
Muito obrigado a todos os envolvidos.