Portfólio


Uma das primeiras limpezas de praia (públicas) organizadas pelo Movimento ALP.
Praia da Foz do Lizandro - Ericeira, 01 de Maio de 2013.

Os volumes encontrados eram impressionantes.

Estivemos presentes no Oceanário de Lisboa, a convite do Departamento de Educação, por forma a fazer a leitura e dinamização do conto infantil de cariz ambiental " Peixe no forno com tesouros do mar", da autoria de Myrthe Pieksma.




O Movimento ALP  fez a gestão e coordenação de uma limpeza de praia Júnior com a Escolinha dos Pequenitos, que foi realizada na Praia da Foz do Lizando - Ericeira.  Fizemos também a leitura e apresentação de um conto infantil, intitulado "Peixe no forno com tesouros do mar" que contou com a presença de todas as crianças das escola.



Movimento ALP coordenou uma limpeza de praia com os Escuteiros de Mafra, que decorreu em São Julião - Ericeira e que contou com o empenho e desempenho de vários jovens exploradores.




Movimento ALP coordenou uma limpeza de praia que decorreu em São Julião - Ericeira e que contou com a presença de alguns amigos e alunos do CYM, que orgulhosamente se entregaram de corpo e alma a esta nobre tarefa.







No âmbito do programa da Bandeira Azul e a convite da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, o Movimento ALP coordenou uma Mega Limpeza de Praia que decorreu na Foz do Arelho, no dia 10 de Setembro de 2016.  Obrigado a todos os voluntários e aos respetivos parceiros. 


Lançamento do livro de Myrthe Pieksma " Peixe no forno com tesouros do mar", na Biblioteca de praia da Foz do Arelho. 


A convite do PAN - Pessoas - Animais - Naturezao Movimento ALP coordenou uma Limpeza de Praia que decorreu em São Julião - Mafra, tendo percorrido todo o areal no sentido Sintra, no dia 17 de Setembro de 2017.  Obrigado a todos os intervenientes.




Limpeza de Praia ALP em parceria com a Bandeira Azul. Realizou-se no dia 22 de Abril de 2018 e foi um enorme sucesso, tanto ao nível do impacto nas pessoas, como na natureza. Muito obrigado a todos pela sua contribuição.




A convite da Câmara Municipal da Lourinhã, no dia 03 de Junho de 2018, estivemos presentes no Festival da Água  por forma a divulgar o Movimento ALP, apostando assim na sensibilização ambiental. Fizemos uma exposição com lixo marinho e lemos igualmente um conto infantil sobre o tema.


Limpeza de Praia ALP em parceria com a You Dance. Realizou-se no dia 28 de Outubro de 2018 e foi um sinal de determinação por parte dos 15 voluntários que apesar do temporal existente compareceram e prestaram o seu contributo. Muito obrigado a todos pela força!



A convite do Centro de Actividades de Tempos Livres, A Quinta Mágica, de Mafra, o Movimento ALP coordenou uma Limpeza de Praia que decorreu Domingo, dia 27 de Janeiro de 2019, na Praia da Foz do Lizandro - Ericeira.  "Varremos" tudo desde a zona das rochas do lado direito da praia, até à entrada junto aos cafés. Obrigado a todos os voluntários.



"Skeleton Sea"

 Esta foi a nossa primeira Limpeza de Praia Conjunta, realizada Sábado, dia 02 de Março de 2019na Praia de São Julião - Ericeira. Unimos esforços entre movimentos diferentes, mas que estão juntos por uma causa comum. Obrigado a todos os intervenientes. 




A convite da APaisMafrao Movimento ALP coordenou uma Limpeza de Praia que decorreu na Foz do Lizandro no dia 19 de Maio de 2019. Foi em família que percorremos o imenso areal desta que é a maior praia da Ericeira.As crianças adoraram, e os Pais também! Congratulamos os nossos novos aliados.



A convite da Escola Montessori São LourençoMovimento ALP coordenou uma Limpeza de Praia que decorreu na Foz do Lizandro no dia 02 de Junho de 2019. A adesão foi grande, com mais de 50 pessoas que vieram dar o seu contributo por esta causa ambiental. Após uma introdução teórica do tema na Escola, os alunos tiveram a oportunidade de constatar a problemática do lixo marinho no terreno, e foi notório que vinham com a lição bem estudada. Passaram com distinção! Muitos parabéns!



Sob o tema das Alterações Climáticas, estivemos presentes no Festival de Ginástica e Circo da Associação de Moradores de Ribamar no dia 09 de Junho de 2019. No seguimento deste convite tivemos a oportunidade de expor pela primeira vez o aquário itinerante do Movimento ALP, estando este decorado com algum do lixo marinho mais comum, que habitualmente encontramos nas praias, por forma a sensibilizar as pessoas sobre este problema ambiental.
A mudança começa na nossa ação dentro da comunidade em que vivemos! É essencial termos uma cultura de partilha e de colaboração.




Dia 02 de Julho de 2019 fomos convidados para ir ao programa "AsTrês da Manhã" na Rádio Renascença falar sobre o Movimento ALP.
Aí foi dada oficialmente, e em primeira mão, a notícia que Carla Rocha aceitou o convite para ser a Embaixadora do Movimento ALP. 



                               Juntos fazemo-nos ouvir!



Foi com muito prazer que o Movimento ALP aceitou o convite endereçado pela DECO PROTESTE e esteve presente no evento "Visões do Futuro", que se realizou no pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. Esta participação possibilitou-nos partilhar com os consumidores o trabalho que temos vindo a realizar no âmbito do voluntariado ambiental.



Foi uma experiência extremamente importante para nós, uma vez que nos permitiu  sensibilizar e inspirar novas pessoas sobre o tema.


No dia 27 de Outubro de 2019 o Movimento ALP realizou uma limpeza de praia na Foz do Lizandro, com especial enfoque nas margens do Rio, tendo contado pela primeira vez com a presença da nossa Embaixadora Carla Rocha


Compareceram mais de 30 voluntários, alguns colegas de trabalho, famílias com as suas crianças, amigos e "novas caras" tendo conseguido recolher 35.9 kg de lixo, em duas horas. 


Agradecemos do fundo do coração o feedback que nos deram durante esta ação e pelo espírito demonstrado.


Foi com muito prazer que o Movimento ALP aceitou o convite para participar neste Evento da Fundação Oceano Azul, denominado COOL 2019. Esta participação possibilitou-nos partilhar com os restantes grupos, o trabalho que temos vindo a realizar no âmbito do voluntariado ambiental e aprender uns com os outros novas abordagens para um mesmo fim.


É contagioso perceber que estamos a travar uma luta que vale a pena! 


Foi bastantes inspirador e sentimos uma energia e colaboração fantástica entre as organizações.


No dia 23 de Fevereiro de 2020 o Movimento ALP organizou mais uma ação, desta vez a sua primeira de sempre na praia dos Pescadores - Ericeira. Nesta altura de Carnaval, havia confetis de plástico por todo o lado e  os cerca de 20 voluntários foram determinantes para a sua recolha. No final da ação procedemos à respetiva pesagem do lixo, tendo conseguido um resultado de 43 kg.


A convite do Agrupamento de Escolas Moinhos de ArrojaMovimento ALP coordenou uma Limpeza de Praia que decorreu na praia de Carcavelos no dia 10 de Março, de 2020. Mais de 140 alunos vieram com os seus professores dar o seu contributo a favor da sustentabilidade dos oceanos. Estava um dia lindo e foi uma manhã muito bem passada, sentindo-se um enorme entusiasmo por parte destes jovens ativistas.




Estivemos representados no primeiro podcast DECO PROTESTE – “Falar em Sustentabilidade", pela nossa Embaixadora do Movimento ALP, Carla Rocha.

Este é um Podcast que pretende reunir empresas, consumidores e organizações para partilhar as melhores práticas e sensibilizar os portugueses para o impacto dos comportamentos humanos no futuro do planeta.

Podem ouvir o resultado da conversa através do link direto ao podcast:

https://open.spotify.com/show/1XO5dkHgtbLcxZycBfvU8T?si=8YwtfCIETmyGgKjE-PUoqg

Parceiros:


Bandeira Azul é atribuída às zonas balneares e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios ambientais, entre outros.
O programa Bandeira Azul tem por objetivo educar para a sustentabilidade da biodiversidade marinha, da orla costeira e lacustre e incentivar à adoção de comportamentos sustentáveis que respeitem a Natureza. 

Estes nossos parceiros, por mais do que uma vez já nos presentearam com materiais de apoio às atividades ambientais e é com orgulho que temos vindo a trabalhar juntos, seja a realizar limpezas de praia, apoiando-nos mutuamente através dos respetivos canais de comunicação, e estando de "mãos dadas" neste caminho da sensibilização ambiental.


Livro infantil de cariz ambiental da Myrthe Pieksma, (Movimento ALP) patrocinado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha que o inseriu no âmbito do programa da Bandeira Azul.

A defesa do meio ambiente é um exercício de cidadania e juntos, conseguimos fazer algo maior do que um único indivíduo seria capaz.

Associação Oceanos sem Plásticos é um projeto irmão que tem como missão retirar os plásticos de todas as praias do país. 
Pretendem estabelecer parcerias com grupos e instituições dos 90 concelhos portugueses do litoral. Nesse sentido, foi com prazer que dia 06 de Maio de 2019 o Movimento ALP foi o primeiro parceiro oficial a estabelecer um contrato de parceria e cooperação por forma a unirmos esforços.


Fundação Oceano Azul  nasce de uma vontade de reaproximar Portugal do mar e de ajudar o país a exercer um papel de liderança na agenda europeia e mundial dos temas ligados ao mar.
Sob o mote From the Ocean´s Point of View, a Fundação baseia a sua atividade em três pilares: 1) Educação e Literacia, 2) Conservação e 3) Capacitação. Contribuir para a criação de uma "geração azul" através de programas educativos nas escolas, promover a proteção e valorização do capital natural azul e difundir boas práticas que contribuam para uma exploração verdadeiramente sustentável do oceano. 


Agradecemos a oferta dos materiais de trabalho enviados e por apostarem em nós. 
A Universidade Europeia, o IPAM Lisboa e o IPAM - Porto são instituições de ensino superior que têm como missão formar profissionais globais, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade global através da preparação dos seus estudantes, promovendo uma atitude empreendedora baseada nos princípios de responsabilidade social, excelência na investigação e empregabilidade. 


Temos celebrado um protocolo de colaboração que permite aos alunos de 3ª ano de licenciatura de Marketing e Publicidade, prepararem propostas de plano de comunicação, tendo assim um caso de estudo real, para trabalharem.  

O estabelecimento de parcerias permite reforçar iniciativas entre as partes, conduzindo à sua capacitação e ao seu fortalecimento.

Apoios:

Entrevista em direto no programa Grande Tarde, rúbrica "Grandes Heróis!"  Divulgação do movimento ALP a partir dos 30:44.


Obrigado pela promoção do Movimento ALP ao terem patrocinado vários autocolantes com o nosso "slogan".
Obrigado pela divulgação do Movimento ALP em direto durante as provas do mundial de Surf.
Obrigado Daniel Gomes pelo apoio incondicional.
Obrigado João Mateus Rosa pela divulgação do Movimento ALP no vosso site.
Obrigado Beachcam.pt pela partilha da nossa convocatória para a limpeza de praia de Carcavelos na vossa página.
Obrigado pelas várias partilhas das nossas fotos e vídeos na vossa página.

Obrigado pela força e disponibilidade na promoção do movimento.

Obrigado voluntária Matilde Batalha pela participação e divulgação das nossas limpezas de praia.
Obrigado Sebastien Müller  pela criação do nosso logótipo e constante ajuda na divulgação do Movimento ALP. 
 Obrigado Mãe pela inspiração e apoio incondicional no desenvolvimento  do Movimento ALP.


 Obrigado António Nielsen pela divulgação e recomendação do Movimento ALP no artigo que colocaram no vosso site sobre o meio ambiente.

http://www.onfiresurfmag.com/destaques/5-metodos-para-seres-um-surfista-mais-amigo-do-ambiente/ 


Obrigado DECO PROTESTE pela criação da nova plataforma "DECO Causa Efeito" onde divulgaram publicamente e em primeira mão a causa da ALP relativa à sua reivindicação para a implementação de uma Estratégia de Ação de Combate ao Lixo Marinho, alavancando-a assim junto do público em geral,  através dos vários canais de comunicação.

www.decocausaefeito.pt/causa/ajude-a-limpar-a-praia-2/ 


 Obrigado Manhãs na TV pela entrevista que nos fizeram,  permitindo-nos assim descrever o nosso Projeto em direto no vosso canal de televisão.

https://www.facebook.com/ManhasnaTV/videos/553052551731038/ 

Obrigado Câmara Municipal de Mafra por terem divulgado na agenda cultural do vosso site a limpeza de praia realizada em São Julião - Ericeira, com a Bandeira Azul.



Obrigado Qualia pela entrevista realizada em direto no vosso podcast. Foi uma longa e prazerosa conversa, muito bem conduzida e com excelentes questões.
 
https://www.youtube.com/watch?v=aBNYkB82Ppc 

 Obrigado Surftotal pela entrevista e promoção do Movimento ALP no artigo que colocaram online em prol do Ambiente.



https://surftotal.com/noticias/ambiente/item/14423-ajudealimparapraia-kanoa-igarashi-apoia-a-causa 

Obrigado M80 Rádio pela realização da entrevista e respetiva peça ambiental sobreo o Movimento ALP .
https://m.m80.iol.pt/m80-magazine?fbclid=IwAR3-c_bldAeVAxKOC6rHx45uw0Ujz2d6jY2eI5xbSQlM5u4F8BBKTfSgO8Q#/play

2019-04-15Família: Limpar as praias, por Ana Moreira Play / pause 0:00



 
Muito obrigado a todos os intervenientes!






Sem comentários:

Enviar um comentário